Traduza este Blog/ Traduce este Blog/ Translate this Blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Projeto Bolívia 2010- Sonhamos o sonho de Deus e se cumpriu





Vivemos atualmente dentro de um contexto onde as pessoas, de um modo geral, tem corrido para todos os lados, em busca de sua própria realização pessoal; onde elas tem sonhos, metas, objetivos, e que tem como alvo alcançá-los. Mas, no meio do caminho,muitas delas, sofrem decepções com outras pessoas, consigo mesmas, e até, equivocadamente, com Deus. Elas acabam atribuindo a Deus os seus fracassos, os seus desacertos, e muitas delas, desistem de lutar, desistem e às vezes permanecem, anos a fio, sem mais ter por que lutar a cada um dos seus dias. Mas há um detalhe muito importante que devemos perceber, é que há uma kilométrica distância entre sonharmos os nossos próprios sonhos, e sonharmos os sonhos de Deus para nós. Não há nada de errado em traçarmos metas, mas é imprescindível que estas sejam norteadas pela Santa, Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus.
Certa vez, o Pr. Marcone de carvalho- Presidente do DOM- Departamento de Orientação Missionária Nacional, falando acerca do Projeto Bolívia, em um dos Recessos de Espanhol, mencionou algo muito interessante. Ele disse que há alguns anos atrás intentou realizar um outro Projeto Transcultural, o qual seria em outro País; porém, a resposta de Deus foi "NÃO". Pela segunda vez ele planejou outro Projeto também em outro País, e mais uma vez a resposta de Deus foi "NÃO".Mas, finalmente, mais tarde, Deus começou a mover o coração do Pr. Sérgio Paulo de Meneses para a realização de um Projeto na Bolívia, e esse mesmo desejo começou a envolver os irmãos que formariam mais tarde a Liderança do mesmo, como foi o caso do irmão Jairo Falcão- Diretor do DEM e do Pr. Bartolomeu Lopes; que passaram também a sonhar o sonho de Deus. A essa altura, Deus- arquiteto todo o Plano para alcançar, no Seu tempo os bolivianos; já havia confirmado no coração do Missionário Wellington Lopes o seu chamado para Missões Transculturais, e era exatamente para a Bolívia (Mais tarde, ele foi enviado, juntamente com a sua família e está na Bolívia há quase um ano); e agora, sim, Deus confirmou também no coração do Pr. Marcone que era chegado o momento da Bolívia. Era chegado o tempo de a Igreja Evangélica Congregacional da Aliança romper as fronteiras e ir pregar aos bolivianos.
Já havia outras denominações trabalhando alcançando outras áreas da Bolívia; porém, o Campo na Bolívia é muito extenso; daí a necessidade de que Deus enviasse mais obreiros para a sua Seara naquele País, e de continuar levantando mais e mais Missionários e Obreiros para Cochabamba e para toda a Bolívia.
Em 2008, começamos o processo de preparação para a realização deste sonho de Deus para nós e para os bolivianos: Viagem da Liderança para espiar a terra (Pr. Marcone, Pr. Bartolomeu e Jaairo Falcão); com excessão do Pr. Josinaldo, o qual não pôde ir por não ter tomado a vacina contra a  Febre Amarela a tempo, e que naquele ano era o Diretor do DEM. E dando continuidade a todo esse processo, também houve a Apresentação Oficial do Projeto no Shopingg SEBRAE (22/09/08); Visitas nas Igrejas apresentando o Projeto e vendendo camisas para levantar fundos para o mesmo;Vigílias especiais de Intercessão pelo Projeto e pelos Projetistas, os quais já estavam estudando Espanhol e a Cultura boliviana; Recessos de espanhol para que os projetistas exercitassem, de forma intensiva o idioma e conhecessem mais da Cultura daquele País; A realização de duas grandes MCM- Mobilização Congregacional por Missões (Evento que ofereceu Assistência Social à Comunidade e ainda envolveu todas as Congregações, que, voluntariamente, trabalharam na venda de diversos produtos, novos e usados, e ainda frutos da terra, foi realmente uma feira completa).E assim, Deus nos ajudou a alcançar recursos e cobertura de Oração para a realização desta tão grandiosa Obra.
Chegamos em Cochabamba- Bolívia no dia 07 de Janeiro,onde tivemos um período
de treinamento e Oração. Logo depois desses dias, ao sairmos e termos finalmente contato com o povo olho no olho, sentindo a compaixão de Deus por elas, contemplamos algo maravilhoso. Vimos que aquelas pessoas estavam ali, naquele País tão distante, sedentas de Deus. Quando falávamos do Plano da Salvação para elas, seus olhos se enchiam de lágrimas, o Espírito Santo de Deus fez ali coisas grandes, libertou vidas, pessoas que viviam escravizadas por Satanás dentro de uma Cultura animista, cheia de rituais e adoração à Pachamama.
Tivemos a grande oportunidade de realizar Missão Integral, onde não apenas levamos a Palavra da Salvação da alma, mas também levamos socorro físico e material, através da Ação Social; onde oferecemos aplicação de flúor, doação de escovas de dente e de creme dental; aferição de pressão e exame de glicemia de jejum e Palestras sobre higiene dos alimentos, Alimentação saudável e Higiene Corporal. Como é importante vivenciar o que é ter compaixão , esse sentimento permeou o Ministério de Jesus Cristo aqui na terra e deve também estar presente no nosso trabalho. De outra forma, não estaremos buscando parecer com o nosso Mestre.
Foram 60 conversões de adultos e 50 de crianças,fazendo o total de 110 conversões, para a Glória de Deus. No início do trabalho de Discipulado conseguimos concluir nove, e alguns ficaram para ser concluídos ou iniciados pelo Missionário Wellington e a sua esposa Miss. Lourdes, os quais já se encontram no Campo boliviano há quase um ano, e que, agora, contam também com reforços. Ficaram com eles dois dos Projetistas: Os Missionários Filipe e Elisângela, que vão ficar até o início de Março e ainda um reforço que vai permanecer ali no Campo com a Família Missionária: O Missionário Eliel, membro da Igreja Congregacional de Macaparana-PE, o qual já esteve trabalhando com a Assembléia de Deus no Campo Missionário na Bolívia, na Cidade de La Paz, e agora ficará em Cochabamba.
No dia 23 de Janeiro tivemos o privilégio de inaugurar a nossa Igreja em Cochabamba, no Bairro de Chiquicollo. Foi uma festa maravilhosa, com muito Louvor e Gratidão a Deus por esta porta que nos abriu ali naquele País.
Como é maravilhoso contemplar o agir de Deus. Quando sonhamos com aquilo que está também no Seu coração, não há NADA que impeça o estabelecimento da Sua Vontade. As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja do Senhor.

O Projeto Bolívia continua, o Campo Missionário ali está aberto a receber novos reforços, tanto físicos, materiais e espirituais. Aqueles que amam e fazem Missões estão convocados. Busque de Deus a sua resposta. Ele vai falar com você. A Obra é dele.
O que aprendemos com tudo isso é que Deus tem um sonho pra nós,o que precisamos fazer é buscar ter vida com Ele e assim, Ele compartilhará conosco do seu sonho, e Ele nos levará a vê-los concretizados, para a Glória Dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos online


Louvor nordestino no Avanço Missionário em Ouro velho/PB

Vídeos do Projeto Bolívia/2010